SOBRE MIM 

 

 "A vida, que parece uma linha reta, não o é. Construímos a nossa vida só nuns cinco por cento, o resto é feito pelos outros, porque vivemos com os outros e às vezes contra os outros. Mas essa pequena percentagem, esses cinco por cento, é o resultado da sinceridade consigo mesmo. " 

José Saramago. 

DRA. ANA PIMENTA

HEMATOLOGISTA

Licenciei-me em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1998. Realizei internato geral e internato complementar em Hematologia no Hospital de Egas Moniz com estágios efetuados no IPO de Lisboa, Hospital Pediátrico de Coimbra, Hospital Universitário de Salamanca e Centro de Investigación del Cáncer de Salamanca. Sou especialista em Hematologia desde 2006. 

Trabalhei como gestora médica, a par da atividade clínica, na Janssen Pharmaceutical companies of Johnson & Johnson, para as áreas de Hematologia, Oncologia, Nefrologia, Dermatologia e Antinfeciosos, onde adquiri competências de gestão e liderança de equipas.

Atualmente sou Hematologista no serviço de Hematologia Clínica do Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, Clínica Maria Lamas e Associação médica o vigilante, na Amadora.

Após diagnóstico de Doença Celíaca em 2011, incentivada pelo Prof. Dr Alessio Fasano, Prof. Dr. David Sanders e Drª. jessica Madden, tenho-me dedicado também ao estudo e prática clínica das Patologias Associadas ao Glúten, incluindo Doença celíaca e Sensibilidade não celíaca ao trigo. Posteriormente, realizei a Diplomatura Universitaria Superior en Enfermedad Celíaca y Trastornos Relacionados al Gluten ministrada pela USAL.

Foi com prazer que aceitei o desafio de, na Clínica Maria Lamas, desenvolver um protocolo de apoio integrado ao doente celíaco. Nasceu assim, "Gluten free & Happy day" que engloba consulta clínica, consultadoria e formação para profissionais de saúde, empresas e leigos. Desta forma, tenho estado presente como palestrante e formadora em congressos nacionais e internacionais, nestas áreas. 

A par da atividade clínica, e a título de voluntariado, coadministro desde o diagnóstico como celíaca, o grupo de suporte a doentes com Patologia Associada ao Glúten, Viva sem glúten, Portugal e publico a página @DraAnaPimenta

Costumo dizer que sou médica hematologista, celíaca, mãe e filha de celíacos. Mas, mais do que me definir e limitar, este diagnóstico abriu-me portas para todo um novo Mundo científico, clínico e social, com impacto positivo na vida de milhares de celíacos e uma enorme sensação de realização como retribuição. Ser médico, é isto!

Dra. Ana Revês Pimenta 

OM 32228